segunda-feira, 3 de novembro de 2008

A utilização da barra W

A barra w e a barra reta desenvolvem grandes bíceps, mas será que uma é melhor do que a outra?

Um estudo comparou a força de flexão do cotovelo usando uma barra normal reta e a W para comprovar se uma oferece mais vantagens que a outra.
A

pergunta: Ultimamente comecei a utilizar barra W para meus treinos de bíceps em pé e no banco Scott, mas não consigo utilizar mais peso do que com a barra normal. Isso é normal ou deveria conseguir utilizar mais peso com a barra W?

O teste: Um grupo de culturistas treinados determinou a carga máxima (1RM) de cada um para 10 repetições com a barra W e com a barra reta. Em seguida, a média de cada um foi comparada. Metade dos atletas não mostrou nenhuma diferença de força entre a barra W e a barra reta. A outra metade mostrou uma diferença mais significativa, conseguiram produzir muito mais força utilizando a barra reta do que ao utilizar a barra W.

Discussão: O desenho e formato de um W proporcionam um agarre mais fácil e melhor posição do punho, mas isso não implica em conseguir levantar mais carga. A barra W não oferece vantagens para aplicação de força durante flexões de cotovelo na posição em pé, talvez pelo fato de a barra reta enfatizar a porção curta do bíceps um pouco mais do que a longa, enquanto a barra W faz o oposto.

Como um músculo consegue produzir mais força quando parte da posição de pré-estiramento (relação força-comprimento da contração muscular), a porção longa do bíceps (que atravessa a articulação do ombro e está inserida na escápula) não fica na melhor posição para produzir força nas flexões em pé. Por outro lado, a porção curta do bíceps fica numa posição para produzir força nas flexões em pé. Por outro lado, a posição curta do bíceps fica numa posição mais favorável para produzir força.

Além disso, a variação da posição da articulação radio-ulnar (pronação, supinação ou posição neutra) interfere diretamente na produção de força do bíceps, porque esse músculo também participa da supinação radio-ulnar e, por isso fica com comprimentos diferentes em cada posição da mão na barra W ou mesmo na barra reta.

Pensamento final: Quando se trata de treinar bíceps, a regra segue sendo a mesma: utilize diversos exercícios para estimular o desenvolvimento muscular de todas as porções do músculos. Ainda que tenha que utilizar manos peso com a barra W, isso não significa ter que optar sempre pela barra reta. A utilização de ambas as barras produzirá o desenvolvimento máximo das duas porções do bíceps e maior hipertrofia do braço.

Forte abraço a todos(as) e ótimos treinos.

Nenhum comentário: