terça-feira, 17 de junho de 2008

Psicologia - O domínio da mente

Por: Landerson

Alguns dos que lêem esse artigo já sabem sobre o que falo, o poder da mente sobre o corpo. Outros irão se surpreender dizendo: O que liga a musculação à psicologia? Pois bem, leiam e logo irão perceber que é a sua mente que irá determinar sucesso ou fracasso, seja em nossos treinos ou em qualquer outro campo de nossas vidas.



A mente humana e suas programações.



A mente humana grava e executa tudo que lhe é enviado, seja através de palavras, pensamentos ou atos, seus ou de terceiros, sejam positivos ou negativos, basta que você os aceite. Essa ação sempre acontecerá, independente se traga ou não resultados positivos para você. Um cientista de Phoenix - Arizona - queria provar essa teoria. Precisava de um voluntário que chegasse às últimas conseqüências. Conseguiu um em uma penitenciaria. Era um condenado à morte que seria executado na penitenciária de St Louis no estado de Missouri onde existe pena de morte..



Propôs a ele o seguinte: ele participaria de uma experiência científica, na qual seria feito um pequeno corte em seu pulso, o suficiente para gotejar o seu sangue até a ultima gota final. Ele teria uma chance de sobreviver, caso o sangue coagulasse. Se isso acontecesse, ele seria libertado, caso contrário, ele iria falecer pela perda do sangue, porém, teria uma morte sem sofrimento e sem dor. O condenado aceitou, pois era preferível do que morrer na cadeira elétrica e ainda teria uma chance de sobreviver. O condenado foi colocado em uma cama alta, dessas de hospitais e amarraram o seu corpo para que não se movesse. Fizeram um pequeno corte em seu pulso. Abaixo do pulso, foi colocado uma pequena vasilha de alumínio. Foi dito a ele que ouviria o gotejar de seu sangue na vasilha. O corte foi superficial e não atingiu nenhuma artéria ou veia, mas foi o suficiente para que ele sentisse que seu pulso fora cortado. Sem que ele soubesse, debaixo da cama tinha um frasco de soro com uma pequena válvula. Ao cortarem o pulso, abriram a válvula do frasco para que ele acreditasse que era o sangue dele que está caindo na vasilha de alumínio. Na verdade, era o soro do frasco que gotejava. De 10 em 10 minutos, o cientista, sem que o condenado visse, fechava um pouco a válvula do frasco e o condenado pensava que era seu sangue que estava diminuindo. Com o passar do tempo, foi perdendo a cor e ficando fraco.



Quando os cientistas fecharam por completo a válvula, o condenado teve uma parada cardíaca e faleceu, sem ter perdido sequer uma gota de sangue. O cientista conseguiu provar que a mente humana cumpre, ao pé-da-letra, tudo que lhe é enviado e aceito pelo seu hospedeiro, seja positivo ou negativo e que a morte pode ser orgânica ou psíquica. Essa história é um alerta para filtramos o que enviamos para nossa mente, pois ela não distingue o real da fantasia, o certo do errado, simplesmente grava e cumpre o que lhe é enviado. "Quem pensa em fracassar, já fracassou mesmo antes de tentar".

Certo. Quem leu e prestou a devida atenção, entendeu muito bem o que eu quis dizer. Aos que ainda não entenderam, vou tentar ser breve e esclarecedor.

Começo retratando o nosso cenário preferido, a academia onde treinamos. Lá iremos encontrar pessoas com objetivos opostos, e até mesmo sem objetivo algum. Olhando bem para o local destinado aos exercícios aeróbicos, fica difícil a nossa percepção sobre a DOR. Pessoas que praticam tais exercícios, não se desgastam tanto e tão rápido quanto as que praticam musculação. Deixo claro que não estou dizendo que "aeróbicos" não são exercícios, muito pelo contrário.
Agora olhando a parte destinada aos que "puxam ferro", logo veremos caretas horrorosas e gemidos de dor.
Mas qual a ligação existente entre o texto anterior e o que escrevo agora?

O fato é que todos nós já passamos por algum tipo de dor, não importa se foi física ou mental, é infundável que alguém diga: "eu nunca sofri."
Logo que algum de nós vai fazer uma exaustiva série de exercícios, o que nos vem a cabeça? Vai doer, é possível que eu não aguente.

O texto deixa claro que o que você pensa ou já pensou, as influências e experiências vividas que teve, irão ditar o que você "pode" fazer.

Se você chegar a pensar que vai doer antes de uma série, pode ter certeza, você irá fracassar! Mas podemos mudar isso? Claro que sim, basta "enganar" as mensagens que são enviadas a sua mente. Muitos acham isso praticamente impossível, outros fazem como se estivessem tomando um copo d'água. Encare a dor como uma reação, algo que faça parte daquilo que está fazendo, trate-a como sua melhor amiga ou conselheira. Desligue-se de tudo enquanto estiver treinando, fique focado só naquilo que estiver fazendo. Mentalize!!! Essa talvez seja a palavra chave do seu sucesso. Quando estiver ao ponto de se entregar, logo nas últimas repetições, tente esquecer a dor que está sentindo ali, concentre-se somente na execução perfeita do movimento, imagine seus membros que estão sendo solicitados executarem tudo aquilo com perfeição a cada segundo. Não recuse ajuda dos que estão dispostos a isso, além de dominar sua mente, isso poderá te ajudar bastante também, afinal não somos ilhas, sempre precisamos da ajuda de alguém.

Tenha bastante paciência, mesmo que todos digam que você é louco, continue fazendo o que acha certo, persista e insista sempre. O domínio sobre a mente não é algo que acontece da noite para o dia, leva tempo pra desenvolver.

Mande a merda aqueles que chegam até você tentando te convencer que não é capaz de fazer o melhor, essas pessoas não satisfeitas com seus resultados patéticos, só querem te levar ao fundo do poço. Dê valor aqueles que te incentivam, esses são dignos de respeito e merecimento de sua atenção. Não acredite em tudo que algum idiota chegue até você e lhe fale, saiba absorver as informações mas tenha a sabedoria de se informar a respeito. (Isso vale também pra tudo que estou dizendo aqui). Busquem conhecimentos, dispomos da internet que é uma fonte inesgotável para tal, mas nem por isso iremos acreditar em tudo que lemos certo?

É isso, mais uma vez eu reforço aqui: Tenham persistência, determinação e força que logo ótimos resultados serão percebidos. A dor só existe na cabeça de cada um, se souberem enganá-la, logo a ausência dela será evidente.

Ótimos treinos a todos e fiquem com Deus.


Nenhum comentário: