quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Manisfesto contra a Anvisa

No post anterior eu relatei o que está acontecendo. Sim!!! A maldita Anvisa querendo proibir mais suplementos, alegando não terem eficácia comprovada. Já não basta a novela Creatina, agora querem que a Whey Protein, Isotônicos e Cia Ltda tomem o mesmo destino.

Que bela palhaçada, é isso mesmo, PALHAÇADA!!! Desde quando algum orgão tem ou não o direito sobre decisões que nos afetam?

Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar as associações ABENUTRI e ABIAD pelo tom mais incisivo diante dos abusos da ANVISA na questão dos suplementos para praticantes de atividade física.

Em seus 10 anos de criação, esta autarquia tem ganhado poderes que estão se tornando incontroláveis. O governador José Serra nos legou um filhote de dragão, que com seu rápido metabolismo, a base de multas e taxas extorsiva, tornou-se um adulto voraz.

O impasse em torno dos suplementos vai além da questão técnico-científica. É matéria para a Comissão de Constituição e Justiça. Foi o que aconteceu nos EUA em decorrência dos abusos do FDA. O Food and Drug Administration abusou tanto de sua autoridade que o congresso americano se viu forçado a legislar acima da autarquia, tornando suplementos intocáveis por este órgão.

Estamos trilhando o mesmo caminho! Primeiro foram os fitoterápicos, o chá de carqueja, a homeopatia, a própolis, o gelzinho para desencravar unha do Dr. Scholls, a propaganda de qualquer coisa em qualquer mídia, a lavagem de ouvido na farmácia, o iogurte activia, a IDR dos suplementos vitamínicos e minerais rebaixadas à níveis ridiculamente indetectáveis e etc.

Outra questão surrealista é a questão do “pack”. É o mesmo que dizer a um restaurante: “A partir do dia 13/01/2009 vocês poderão vender pratos-feitos constituídos por salada, carne, arroz e feijão. Trabalho científico comprova que não há interação maléfica entre o vinagrete e o lagarto recheado. O cafezinho fica proibido por falta de estudo. Aguardem publicação no D.O.U.” Pelo amor de deus! Que país é esse?

Mais surrealista ainda é a questão do BCAA. Existe comprovação que este alimento não faz mal a saúde. No entanto sua proibição está alicerçada na falta de comprovação de eficácia!! Nós estamos falando de medicamento ou de alimento? Nem alimento funcional ele é! Nós estamos falando de aminoácido essencial!!!

Acredito que depois do BCAA e dos Isotônicos, o próximo alvo da ANVISA será os incensos, os crucifixos, os budistas naturistas, os macrobióticos, o Bispo Edir Macedo, a igreja católica e os centros espíritas. Afinal, todos estão operando curas sem comprovação técnico-científica com estudo duplo-cego. Haja fita para interditar todas as muletas no subsolo da basílica de Aparecida do Norte.

Brincadeiras de lado, em um “Estado de Direito” as leis devem expressar a vontade do povo, não os caprichos de reis, ditadores, militares, líderes religiosos ou partidos políticos auto-nomeados, e muito menos os caprichos da ANVISA.

Ninguém controla a ANVISA. Ela pode tudo. Legislar, fiscalizar, multar, julgar sua defesa, indeferir sua defesa e multá-lo novamente. Pode também te inscrever no CADIN. Tudo isso usando somente critério próprio. Ela também pode acabar com um nicho de mercado inteiro caso queira. E ela já o fez.

Um órgão governamental com tanto poder, deveria, no mínimo, ter sua diretoria eleita por voto direto.

A tão exaltada “Tutela do Estado” nada mais é que um viés fascista e totalitário de nossos governantes. Resquício mofo de nosso militarismo.
Parafraseando o filme “V de Vendeta”: Todo funcionário público deveria temer o cidadão, e não o cidadão seu funcionário público.


Que me perdoem os "patriotas" desse Brasil, terra de ninguém, ou melhor, terra dos "poderosos."

Isso que acontece nada mais é do que um abuso de poder. O governo e entidades que se dizem fiscalizadoras já saebm que o brasileiro tem na genética a parte do DNA que corresponde a levar tudo no rabo. Isso mesmo que eu disse, a maioria dos brasileiros aceitam tudo de boca calada, não reeinvindicam seus direitos e acaba nisso. O brasileiro não se importa se daqui a 10 anos ele irá colacar a mão no bolso e só sentir a perna, não se importa se o governo enfiar até as bolas no seu rabo. Pra que se importar com isso, hoje a noite tem festinha, fim de semana que vem é carnaval, quero mais é me divertir. Claro que não são todos(as) que pensam dessa forma, ainda temos brasileiros que sabem absorver os fatos tais como eles acontecem. A esses não preciso me prolongar, eles simplesmente já entenderam meu recado.

Como diz um amigo que tenho: "No país de carnaval onde só o que importa são dançarinas semi-nuas e festinhas escrotas que nada acrescentam a todos nós, uma proíbição não é motivo pra que a grande população se preocupe."

Lamentável tudo isso, e volto a repetir: Enquanto os Brasileiros se preocuparem somente com coisas vãs, que não levam ninguém a lugar algum, o nosso destino é certo. Pra merda como eles tanto querem.

No post anterior existe links que são pra minefestos, abaixo assinado e protestos. Nós que treinamos todos os dias, e levamos tudo isso muito a sério temos a obrigação de nos manifestar. Eles não podem usurpar um direito que temos. Nós podemos escolher o que iremos comer ou beber. Se será um shake ou um filé grelhado, cabé somente a nós decidir.

Forte abraço a todos(as) e ótimos treinos.
Landerson
e-mail: landersonaxl@msn.com

Ps.: Façam um estoque interminável de suplementos em suas residências, se isso não mudar, a galera que treina vai ter que ficar comendo banana e ovo cru pra tentar compensar.

2 comentários:

Psicótico disse...

Cara, apoio a força que voces estão fazendo!


Vou deixar um 'textinho' mas vai..
Sou estudante de farmácia e pesquisador em tecnologia de alimentos, e também tenho uma segunda linha de pesquisa com suplementaçao nutricional em pacientes com artrite reumatóde... (tu deve tá pensando que dã esse cara vem fala abobrinha)..

em primeiro lugar eu até janeiro deste ano tinha 1,70m e 51kg, culpa dos antidepressivos anorexígenos que a ANVISA permite, comecei a malhar pra mudar a terapia, agora em dezembro estou com 1,73m e 68kg, mas ainda preciso aumentar mais o peso.

com as pesquisas na universidade precisei estudar muito nutrição esportiva e mta bioquimica.

sem falar que virei um fanatico por tentar entender movimento humano em especial na hipertrofia muscular.. tive dificuldades em aumentar peso a uns 3 meses.. eu e uma colega fizemos um levantamento dos suplementos existentes para montar um dieta hiperproteica pra mim.. escolhi Whey e maltodextrose pq pratico natação tb.

em dois meses aumentei consideravelmente circunferencias e diminui consideravelmente tecido adiposo (~6%), agora estou com 4,6% de tecido gordo, segundo meus professores de bioquimica essas coisas de suplementação não funcionam. (me explica entao como aconteceu isso!!)

claro que há diferenças entre matabolismos das pessoas e tipos de treinos, o uqe funcionar pra mim pode não funcionar pra ti, esse é um trabalho pra profissionais capacitados, e não as 'nutri-paty-cionistas' que acham qeu um copinho de leite e uma fatia de pão no café da manhã funciona..

há problemas toxicológicos tb com a suplementação, mas isso vem de pessoa para pessoa, nem vou citar sobre anabo pq sou contra..

basta minima consciencia do objetivo que quer alcançar e mete comida.. se o corpo não tiver quantias de macro e micronutrientes consideravalmente em sobra não haverá mudanças metabólicas e não háverá sintese proteica...

há problemas em sobrecarga renal e hepática.. isso na maioria das pessoas que usam e não levantam nada de peso.. ae é meio complicado..

não sei que os donos do blog são profissionais da saude.. se forem legal.... a respeito de nutrição indico a revista de nutrição da Unicamp.. eles realizam pesquisas com suplementos e os resultados sao totalmente promissores.. porém a linguagem é cientifica.

a ANVISA não tem mais nada o uqe fazer, ao invéz de pesquisar sobre os farmacos que não se tem certeza nem pra que serve, ficam metendo pilha pra acaba com o que estão descobrindo... (e funcionando)..


bom cara.. desculpa pelo texto.. mas fico indignado com coisas desse tipo.. ainda mais pq meu meio é esse..

gostei da postagem sobre exercicios de triceps.. vou vasculha o resto do blog pra ahcar coisas do meu interesse..

vlw pela ajuda em montar algo do tipo!!

Unknown disse...

Olá Glauber.

Só tenho a lhe agradecer pelo seu comentário, é uma pena que nem todos fazem o que vc fez, comentar sobre algo que realmente funciona.
Fico satisfeito que tenha gostado do blog, isso é uma motivação pra postar sempre coisas novas e de boa qualidade.

Forte abraço!!!