quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Treinamento Concorrente

Musculação x Aeróbico: Um interfere no resultado do outro?
Quase todos os que praticam atividade física participam do que chamamos de treinamento concorrente, ou seja, o quanto uma atividade física interdere na outra. Alguns estudos indicam que o treinamento concorrente afeta o subseqüente desenvolvimento de força e potência, enquanto outros estudos sugerem que não existe interferência do treinamento concorrente sobre o desempenho de força ou potência aeróbica.
Atualmente, o resultado mais consistente na literatura sobre o treinamento concorrente é a atenuação do ganho de força e potência em comparação com o treinamento de força isolado. O principal problema seria que o músculo tenta adaptar-se a ambos os estímulos. No entanto, isso não é possível porque as adaptações ao treinamento dito como aeróbico são muito mais brandas com as observadas durante o treinamento de força.
Aliado à isso o treino simultâneo atrapalha o rendimento dos dois tipos de valências físicas relacionadas, pois o treinamento concorrente propicia adaptações enzimáticas, endócrinas, neuro-musculares diferentes no músculo esquelético, em contraste as adaptações observadas normalmente quando cada modalidade é executada isoladamente, sendo mais prejudicada a modalidade que fosse executada posteriormente.
O fator principal a ser visto é a depleção do glicogênio muscular, quando fazemos alguma atividade física como a musculação ou aeróbico prolongado esses estoques são reduzidos, a capacidade de execução do exercício aeróbico é diretamente proporcional à concentração inicial de glicogênio muscular.
Portanto vale observar bem o objetivo, se for apenas perder peso não precisa se preocupar, mas faça primeiro o treino muscular porque é mais difícil de manter a performance já que o aeróbico para redução de peso é fraco. Agora no caso de treino visando hipertrofia realmente não devemos incluir treinos aeróbicos prolongados (acima de 30 minutos).
E quando queremos reduzir a gordura e ganhar massa muscular, o ideal é fazer o aeróbico imediatamente após o treino muscular com no máximo 20 minutos de duração. Nos dois casos de objetivo de hipertrofia vale ingerir a maltodextrina durante o treino!
Forte abraço a todos(as) e ótimos treinos!

Um comentário:

Unknown disse...

Desculpe, mas quando o objetivo é perder gordura não devemos ingerir suplementos ricos em carboidratos.Apos a injestão de carboidratos o nosso organismo começa a produzir insulina e com inibe a produção de lipase que é a enzima q faz a lipolise então a quebra de gordura fica prejudicada.