quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Excesso de Treinamento ou Overtraining.

O Pior Inimigo dos Treinos Intensos!
O desenvolvimento do desempenho atlético máximo depende de um programa de treinamento cuidadoso, com qualidade e supervisionado. Com a valorização excessiva de possuir um corpo perfeito muitos praticantes de atividade física vem levando seu treinamento à altíssimos níveis. Esse excesso de treinamento é usado para definir tanto o processo de treinar excessivamente como a fadiga que se pode desenvolver. É o processo de treinar em quantidades e intensidades demasiadamente extremas para a atual condição, física e mental, do atleta.
De acordo com Kuipers (1996), o overtraining ocorre quando o organismo é submetido a uma sobrecarga exagerada, sem que haja o devido descanso, levando a graves alterações cardiovasculares, metabólicas, hormonais, motoras e psicológicas, que causam estagnação ou perda significativa de desempenho. Dentre os sintomas negativos de excesso de treinamento podemos citar os mais comuns, que são:
- frequencia cardíaca aumentada ou diminuida em alguns casos;
- diminuição da massa corporal magra, do apetite e do sono;
- aumento da irritabilidade e da responsabilidade emocional;
- ausências no treinamento e perda do desejo de competir;
- aumento da pressão sanguínea em repouso e incidencia de lesões.

Parece que o excesso de treinamento varia entre os atletas individualmente, de acordo com o esporte praticado, da condição psicológica e fisiológica que apresentam. Atletas muito motivados parecem correr maior risco de excesso de treinamento do que outros atletas. A ferramenta mais eficaz para evitar esse excesso é o planejamento e monitorização de todas as sessões de treino, reconhecendo imediatamente os sintomas negativos provocados pelo excesso.
Por isso fique atento à esses sinais de advertência antes que a síndrome de instale. Felizmente, com um tempo mínimo de restabelecimento, o indivíduo estará novamente desempenhando sua atividade física e treinamento nos níveis desejados.
Forte abraço a todos(as) e ótimos treinos!

Nenhum comentário: