quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Weightlifting - Levantamento de peso.

Desculpem a demora ae galera, as férias da faculdade acabaram e fica meio complicado pra ficar postando todos os dias. Mas sempre que for possível eu vou postar algo bacana pra ler.




Introdução.

O levantamento de peso já existe como prática esportiva há 5 mil anos. Sua origem está na China, onde homens erguiam pedras, as quais posteriormente seriam unidas por varas de bambu, como forma de exercício.



No Egito, também existem registros de homens que levantavam sacos de areia para aumentar a potência muscular. A prática, no entanto, só se transformou em esporte na Grécia antiga, quando ocorreram as primeiras competições. Como era útil para os soldados, o esporte difundiu-se pela Europa e chegou à sua versão atual no século XIX, quando foi realizado o primeiro Campeonato Mundial da modalidade, em 1881.



O levantamento de peso já esteve presente nos primeiros Jogos Olímpicos modernos, disputados em Atenas, na Grécia, em 1896. A Federação Internacional de Levantamento de Peso foi criada nove anos depois. Apesar da entrada rápida no programa das Olimpíadas, o esporte só ganhou sua versão feminina em 2000, na disputa que aconteceu em Sidney, na Austrália.

Regras.

Ao contrário de outras modalidades que também partem do mesmo princípio do levantamento de peso, como a musculação e o fisiculturismo, no esporte olímpico o atleta precisa ter técnica, além de força, para levantar o peso acima da cabeça.
Existem duas provas técnicas para decidir a competição. No arranco, o atleta deve erguer o peso acima da cabeça de uma só vez, sem se apoiar em nenhuma parte do corpo. Já no arremesso, o levantador ergue os halteres até o ombro, para depois levantá-lo acima da cabeça. Para que o vencedor seja conhecido, somam-se os pesos das duas modalidades. Caso haja empate, o ganhador será o atleta com menor massa corporal.


Cada levantador possui três tentativas para fazer o movimento correto, mas não pode, em hipótese alguma, encostar os pesos no chão. Caso isso aconteça, estará automaticamente desclassificado. As categorias de disputa são divididas de acordo com os pesos dos participantes e diferem entre homens e mulheres (veja tabela).



Divisão de categorias de disputa por peso do atleta:



Masculino: Até 56kg - De 57kg a 62kg - De 63kg a 69kg - De 70kg a 77kg - De 78kg a 85kg - De 86kg a 94kg - De 95kg a 105kg - Mais de 105kg.



Feminino: Até 44kg - De 45kg a 48kg - De 49kg a 53kg - De 54kg a 58kg - De 59kg a 63kg - De 64kg a 69kg - De 70kg a 75kg - Mais de 75kg.

Local, técnicas e equipamentos.

O levantamento de peso normalmente é praticado em um ginásio fechado, sobre um tablado de 4 m por 4 m. Os halteres utilizados têm 2,20 m de comprimento, 2,80 cm de diâmetro e 20 kg. Cada peso utilizado pelos atletas deve ter 1,25 kg, 2,5 kg, 5 kg, 10 kg, 15 kg, 20 kg ou 25 kg, mas pode ser combinado de acordo com a vontade de cada atleta. Todo levantador deve usar presilhas em seus halteres para evitar acidentes com os pesos.


Técnicas.

A principal técnica necessária no levantamento de peso é o posicionamento do corpo do pesista. No arranco, por exemplo, o atleta precisa manter as costas eretas e tem de travar as articulações dos braços logo após subir o peso acima da cabeça. Já no arremesso, necessita de força nas coxas e nas costas para erguer o peso até o ombro e, posteriormente, alçá-lo acima da cabeça.

Equipamentos.


Para facilitar o levantamento e evitar lesões, o pesista pode utilizar materais específicos. O tênis (ou bota) do atleta é feito de fibra de carbono e deve ter um salto de 5 cm, para que haja maior estabilidade no piso. Um cinto de suporte, de no máximo 12 cm de largura, é preso à cintura do pesista para evitar lesões no abdômen e região lombar. As joelheiras também servem para proteger a região e não podem ter mais de 30 cm de largura. A munhequeira tem o mesmo sentido prático e, no máximo, 10 cm de largura. O macacão do levantador precisa cobrir as pernas até os joelhos e pode ter mangas. A única exigência é que o cotovelo esteja sempre à mostra.

Brasil.

Os primeiros registros do levantamento de peso no Brasil são do fim do século XIX. Mesmo estando no país há tantos anos, os atletas nacionais nunca se destacaram mundialmente na modalidade.
O primeiro resultado expressivo aconteceu em 1952, nas Olimpíadas de Helsinque, na Finlândia. Na oportunidade, Waldemar Viana levantou um total de 362 kg (somando-se as provas de arranco e arremesso) e ficou com a 12ª colocação na competição. Nos últimos tempos, Edmílson Dantas participou de três Jogos Olímpicos (Seul-1988, Barcelona-1992 e Atlanta-1996).
A melhor colocação de um brasileiro na história dos Jogos, porém, aconteceu em 2000, em Sidney, na Austrália, quando Maria Elisabete Jorge terminou em nono lugar.

Welison Silva, atleta brasileiro

Curiosidades.
Atualmente, o levantamento de peso é utilizado como esporte de base para a prática de outras modalidades, como o futebol, principalmente na Europa. Como o treinamento com halteres aprimora determinadas partes do corpo, como a região lombar, os ligamentos e as articulações, grandes clubes fazem seus atletas praticarem o levantamento como esporte auxiliar.
O levantamento de peso historicamente não é marcado pelo predomínio de atletas de uma mesma nação, exceto durante o período da Guerra Fria, quando a ex-União Soviética conquistou a maior parte das medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos. Ultimamente a hegemonia está dividida entre Turquia e China. Nas últimas Olimpíadas, por exemplo, os dois países conquistaram, juntos, oito das quinze medalhas de ouro distribuídas.
O recorde mundial de levantamento de peso é do iraniano Reza Zadeh Hossein, que levantou 263 kg na prova de arremesso nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, na Grécia.
Entre as mulheres, o recorde é da chinesa Tang Gonghong, que em 1979 levantou 182 kg também na prova de arremesso.

Bom, é isso aí, um artigo simples sobre levantamento de peso mas que não deixa de ser esclarecedor.

Forte abraço a todos(as) e ótimos treinos.



Um comentário:

Unknown disse...

Olá.

Somos fabricantes de produtos para academia de musculação, e tenho uitos clientes interessados na prática de "levantamento de peso olímpico".
Fabrico desde as anilhas vulcanizadas em borrachada e barras, porém, gostaria de saber qual o piso utilizado, medidas, material e etc...
Se puder me ajudar nisso, podemos fazer uma ggrande parceria.

Aguardo.

João Vitor Fialho
ACTION GYM
11 4031-2208
11 7565-2145
Email: joaovitor@actiongym.com.br
Site: www.actiongym.com.br