sexta-feira, 8 de agosto de 2008

FORTALECIMENTO CENTRAL - Previna Dores nas Costas.

Quatro entre cada cinco pessoas sofrem com dores nas costas em algum momento de suas vidas; então, é muito importante aprender a proteger suas costas.

Existem dois tipos diferentes de dor nas costas – aguda e crônica. A aguda se caracteriza pela dor nas costas com duração inferior a seis semanas; a crônica por durar mais de três meses. A dor nas costas aguda é muito mais comum do que a crônica e geralmente o próprio corpo pode curar-se das lesões que a causa – com baixa necessidade de intervenção médica. No entanto, consultar um médico é sempre recomendável caso sinta dormência ou formigamento, dores que não diminuem com medicação e repouso, ou se você tiver caído ou sofrido outro tipo de lesão.

Tendemos a interromper todas as atividades físicas com o surgimento de dores nas costas. Isto é bom para os primeiros dias, mas permanecer inativo por mais de dois dias pode ser mais prejudicial do que útil para o processo de cura. As costas perdem flexibilidade e ficam mais fracas se os tendões, ligamentos e músculos não forem estimulados. Movimento, verdadeiramente, promove o restabelecimento.

Normalmente, a dor nas costas crônica pode ser amenizada e controlada de forma eficiente sem cirurgias – que podem ser necessárias para tratar a causa deste tipo de dor, como por exemplo: hérnia de disco ou fraturas vertebrais que afetam os nervos ao seu redor.

PREVENÇÃO

Dave Soucy afirma em seu livro (A Healthy Back in Ten Minutes a Day / Costas saudáveis em dez minutos por dia) que “uma das melhores coisas que se pode fazer para prevenir dor nas costas é exercitar-se regularmente, prestando atenção aos músculos das costas, quadris e toda região abdominal. Estes músculos compõem sua “base central”, e mantê-los fortes, juntamente com a manutenção do peso adequado, é a melhor medicina preventiva conhecida”.

Manter um peso saudável é muito importante porque excesso de peso deposita pressão desnecessária nas costas – sendo uma causa bem comum das dores. Exercícios como caminhar, nadar, andar de bicicleta e malhar na Curves são formas de atividade física de baixo impacto que podem lhe ajudar a manter um peso saudável sem prejudicar sua coluna.

Exercícios específicos que fortalecem suas costas e seu abdômen são extremamente importantes no tratamento de dores crônicas e, também, na sua prevenção. Desenvolver e manter força muscular é realmente importante para prevenir lesões nas costas.

A regularidade é outro ponto muito importante. Incorpore alguns exercícios para sua “base central” em sua programação diária – assim que acordar, antes de ir para a cama ou depois de uma atividade física, são boas opções.

A flexibilidade também é importante para prevenir dor nas costas. Caso os músculos flexores do joelho e do quadril (bíceps femoral e iliopsoas) fiquem tesos, irão alterar a inclinação da bacia – colocando pressão sobre a região lombar. Caso estejam alongados, estes músculos irão garantir que sua bacia fique na posição correta – prevenindo dores nas costas.

Fonte: http://www.curves.com.br/artigos/saude3.shtml

Forte abraço a todos(as) e bons treinos.

Nenhum comentário: