Em anatomia, chama-se antebraço à parte da extremidade superior ou membro superior do homem situada entre o cotovelo e o carpo (ou pulso).
O antebraço é formado pelos ossos ulna e rádio, ligados por uma membrana interóssea. Para além de se articular com o cotovelo, o antebraço tem dois movimentos próprios, a pronação e a supinação e, por essa razão, tem músculos específicos para esses movimentos, para além de albergar os músculos flexores e extensores dos dedos. O movimento em relação ao cotovelo é realizado pelo músculo braquiorradial.
Em secção transversal, o antebraço encontra-se dividido em dois compartimentos fasciais: o compartimento posterior contém os extensores das mãos, que são comandados pelo nervo radial; o compartimento anterior contém os flexores, comandados pelo nervo mediano.
As artérias radial e ulnar e as suas ramificações fornecem o sangue ao antebraço e normalmente encontram-se na face anterior do rádio e da ulna, ao longo de todo o membro.
As principais veias superficiais do antebraço são a veia cefálica, a antebraquial média a basílica. Estas veias são muitas vezes usadas para a canularização ou venipunctura, embora a fossa cubital seja o lugar preferido para a extração de sangue.
O antebraço é formado por 20 músculos, que podem ser organizados em 3 grupos principais, consoante a sua localização:
Grupo anterior - Inclui 8 músculos, agrupados em:
Camada superficial - Pronador redondo, Flexor ulnar do carpo, Palmar longo, Flexor radial do carpo e Flexor superficial dos dedos.
Camada profunda - Flexor profundo dos dedos, Flexor longo do polegar e Pronador quadrado.
Grupo lateral - Inclui 4 músculos: Braquioradial, Longo extensor radial do carpo, Curto extensor radial do carpo e Supinador.
Grupo posterior - Inclui 8 músculos, agrupados em:
Camada superficial - Extensor dos dedos, Extensor do dedo mínimo, Extensor ulnar do carpo e Ancóneo.
Camada profunda - Abdutor longo do polegar, Extensor curto do polegar, Extensor longo do polegar e Extensor do indicador.
Não são muitos os exercícios destinados a estimular o crescimento dos antebraços, embora quase todos os exercícios físicos coloquem em movimento essa parte muscular, mas poucos são os específicos.
Dentre os poucos posso citar os principais e mais eficazes:
Extensão dos antebraços com barra.Exercício que tonifica os músculos envolvidos na extensão do punho.
É desenvolvida a parte posterior do antebraço, bem como os músculos radiais e cubital posterior.
Pode ser executado apoiando os antebraços na mesa (banco), ou mesmo nas coxas. No banco é mais fácil, pois evita deslocações desnecessárias, concentrando melhor as repetições.
Nível do exercício: Básico.
Flexão dos antebraços com barra.
Este exercício tonifica os músculos envolvidos na flexão do punho. É solicitada a parte anterior do antebraço bem como os flexores dos dedos, o pequeno e o grande palmar.
Assim como o exercício anterior, pode ser executado apoiando os antebraços nas coxas ou banco. Eu prefiro apoiar no banco, mas vai da forma que cada atleta se sinta melhor.
Nível do exercício: Básico.
Rosca inversa de pé com a barra.
Exercício que tonifica os músculos envolvidos na flexão do cotovelo acionada pelo braquial anterior.
Também estão envolvidos os músculos radiais, cubital posterior e curto supinador. Percebam pela ilustração que é um dos mais completos para os antebraços. O nome rosca inversa, dá-se por ser o oposto do exercício Rosca Direta, tendo em vista que a posição das mãos mudam quase que completamente a direção e proposta da rosca direta.
Nível do exercício: Intermediário.
Como eu havia dito, são poucos os exercícios específicos para esse grupo muscular, citei os três principais e mais conhecidos. Mas aliados aos outros exercícios que envolvam o uso dos braços, eles serão trabalhados também, não de forma intensa como esses três, mas serão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário