quinta-feira, 5 de março de 2009

Guaraná - Esse estimulante vai ajudar você a perder peso!

O guaraná (Paullinia cupana) entra na categoria de ervas estimulantes com efeitos semelhantes ao da cafeína. É encontrado em muitos suplementos chamados energéticos ou para função de perda de gordura comercializados amplamente com diversos nomes. Derivado da semente e da goma proveniente da árvore, o guaraná é comercializado principalmente como supressor do apetite, estimulante do sistema nervoso central e como substância que acentua o poder atlético e aumenta a energia.

Antes da efedra ser proibida nos Estados Unidos, o guaraná era encontrado combinado a ela em suplementos para perda de peso. Em estudo com 8 semanas de duração, 67 participantes receberam suplemen­tos com 72 mg de efedra e 240 mg de cafeína provenientes de guaraná ou de placebo por dia. O grupo de tratamento perdeu uma média de 4,0 kg comparados aos 0,4 kg perdidos pelo grupo placebo (Boozer e col., 2001). Entretanto, é preciso mais estudos para confirmar se o guaraná consegue induzir a perda de peso.

O guaraná contém 3,6% a 5,8% de cafeína comparada a 1% ou 2% presentes no café (Natural Medicines Database, 2005). O guaraná também contém os alcalóides teofilina e teobromina, taninos e saponinas. Os efeitos colaterais do uso do guaraná são semelhantes aos da cafe­ína, tais como hipertensão, ansiedade, cefaléia e estimulação cardíaca. Acredita-se que o guaraná tem o potencial de interagir com diversos tipos de suplementos e medicamentos, incluindo suplementos contendo cafeína, efedra, inibidores da monoamina oxidase (IMAO), adenosina, clopazina, lítio, anticoncepcionais orais e acetaminofen (Memorial Sloan-Kettering, 2005).

Como trata-se de um estimulante poderoso, o metabolismo é elevado e consequentemente o gasto calórico também aumenta. Portanto para perda de peso parece ser efetivo, e mais seguro do que anfetaminas e efedrinas, por exemplo. Porém as doses e os horários de utilização devem ser bem orientados, por exemplo: não é recomendado utilizar antes da prática de exercícios aeróbicos mais longos ou mais intensos, pois existirá sobrecarga excessiva sobre o sistema cardiovascular.

Forte abraço a todos(as) e ótimos treinos!!!

Nenhum comentário: