terça-feira, 9 de setembro de 2008

Ronnie Coleman -The Cost of Redemption – Parte 3


Mais um dia na rotina de Mr Coleman. Ele se levanta, vai para a cozinha fazer seu café-da-manhã. Mais uma vez pega os grits, coloca no microondas, coloca o queijo; pega as claras de ovos, coloca na frigideira, cozinha tudo, mistura tudo e come tudo.

A vida de um culturista profissional pode ser muito monótona, pois para ter sucesso, é necessário comer sempre as mesmas coisas, nos mesmos horários. Ronnie já tem 6 DVDs lançados, e podemos notar que ele sempre come as mesmas coisas. Uma vez Milos Sarcev disse que se alguém perguntasse o que ele havia comido exatamente cinco anos atrás, ele saberia responder, pois em seus anos competitivos ele sempre comia as mesmas coisas nas mesmas horas. O café da manhã, por exemplo, era sempre 12 claras de ovos com aveia, sempre.

Ronnie entra em seu Hummer H2 amarelo, tunado, com bancos de couro, sistema de som profissional e com a inscrição "HumRon", um trocadilho juntando o nome do carro – Hummer –com o nome do dono Ronnie. Fico imaginando o quanto Ronnie deve ter gasto para modificar e colocar todos os acessórios em seus carros.

Meio dia e quarenta- Ronnie chega à Metroflex GYm para treinar peitorais. Logo antes do treino ele passa uma pomada roll-on no ombro esquerdo. Então ele pega uma barra, já com 40 kgs em anilhas colocas e a leva para o banco de supino reto; passa giz na mão e começa o aquecimento ao som de Paranoid! ao fundo.

Na seqüência, a imagem é cortada e vemos Ronnie já de cotoveleira e luvas, o som que estava tocando na academia já mudou, está muito mais alto e agora temos um forte RAP. Ronnie faz 16 reps no supino reto com 100 kgs.
Na próxima série, 11 reps com 140 kgs e as suas características repetições bem mais curtas e rápidas. Ronnie diz que treina assim pois sente um maior conforto articular. Mais peso é adicionado e agora chegamos aos 180 kgs na barra.
Brian Dobson aparece mais uma vez para supervisionar a série, dez repetições são realizadas com facilidade. Ronnie se levanta e "Light Weight"! A imagem corta para Brian, que já está com mais uma anilha na mão para adicionar na barra. Na próxima série serão 220 kgs!!
Incríveis 220 kgs estão na barra, Ronnie passa giz nas mãos e se prepara. Brian o ajuda a posicionar a barra; a série começa e Coleman faz impressionantes 5 repetições com os 220 kgs. Mais uma vez ele mostra o quanto é forte.


O próximo exercício é o supino inclinado, Ronnie faz 12 reps com 140 kgs de maneira fácil. No intervalo entre as séries, ele pega um gatilho (pino que prende os tijolos de pesos nas máquinas) e o pressiona contra um ponto especifico do peitoral esquerdo. Por muitos anos fiquei me perguntando o porquê disso. Depois de conversar com um fisioterapeuta quiroprata e com o próprio Ronnie, em sua visita ao Brasil este ano, descobri a razão. Para os quiropratas, existem certos pontos nos músculos, que precisam ser pressionados e massageados com uma técnica especial. Dessa forma a musculatura na região do ponto é liberada, e a dor na região é aliviada. A explicação por trás disso é muito mais complexa e profunda e exigiria, por si só, outro artigo. Como não é nossa intenção hoje, vamos continuar com o treino de peito de Coleman.

Vamos perceber que Ronnie dá sinais o tempo todo de que seu ombro esquerdo incomoda muito. A pomada, a massagem no ponto com o gatilho em vários momentos demonstram que naquela época, Coleman tinha muita dor no ombro.
A última série de supino inclinado foi feita com 180 kgs e 9 repetições, sendo a última ajudada por Brian Dobson. Ronnie agora se dirige ao supino declinado.
Variações declinadas do supino e crucifixos são desnecessárias para a maioria das pessoas. Essa variação declinada trabalha principalmente a porção inferior. Em geral, a parte inferior (esternal para os mais metódicos) do peitoral cresce em um ritmo maior do que a porção superior (clavicular). Por isso devemos enfatizar quase sempre os supinos inclinados. Mas como o Ronnie foi Mr Olympia 8 vezes, eu tenho certeza de que ele sabe o que está fazendo. A penúltima é realizada com 140 kgs em 15 repetições. Fácil. A última série, foi feita com 180 kgs para nove repetições, sendo uma ajudada por Brian Dobson. Ao final da série, como não podia deixar de ser, Ronnie nos conta: "Light Weight!".

O treino de peitorais acabou, vamos ver o treino de tríceps. Logo ao começar a primeira série do primeiro exercício de tríceps, tríceps francês unilateral, dois fatos interessantes podem ser notados.

Primeiro, um cara chega ao lado de Coleman, enquanto ele fazia uma série, e dá uns dois tapinhas nas costas para cumprimentá-lo. Ao lado deles, um menino faz rosca direta com halteres sem camisa. Você seria capaz de treinar ao lado de Ronnie Coleman e sem vestir sua camiseta? Que coisa!

Como disse acima, o primeiro exercício do treino de tríceps é o tríceps Frances unilateral. Ronnie sempre faz este exercício e todos sabemos que a forma de execução utilizada por Ronnie não é das melhores.. para nós. Para ele funciona perfeitamente. A rosca Francesa que ele faz, parece uma mistura de tríceps Frances com desenvolvimento com halteres, tudo com uma amplitude bem reduzida. Já discutimos o porquê da amplitude reduzida utilizada por Ronnie.
Ronnie faz mais uma série. Enquanto, mais um fato interessante pode ser notado ao fundo da cena. Brian Dobson, ensina uma moça de uns 50 kgs a fazer rosca alternada. Ela está usando um par de halteres de no mínimo 10 kgs. Ela faz as repetições de forma explosiva, a negativa é feita rapidamente; de uma forma bem parecida com a que Ronnie e os gigantões da Metroflex fazem. Isso nos leva a concluir que este estilo de treino, com repetições mais curtas e feitas de forma explosiva é uma coisa comum da academia Metroflex.




Na última série de tríceps francês, Ronnie faz 15 repetições em cada braço com halter de 35 kgs. A série sai com alguma dificuldade mas ele consegue.

O segundo exercício de tríceps de Ronnie neste dia é o mergulho para tríceps na máquina. Na Metroflex Gym existe uma máquina especifica para mergulho para tríceps. Já pude treinar em uma máquina dessas, não na Metroflex, e gostei muito. É difícil falar se uma maquina é boa ou ruim simplesmente assistindo a um vídeo. Muitas vezes, para saber se a maquina funciona ou não, é preciso treinar nela. Existem diferenças nos desenhos de maquinas similares, mas de fabricantes diferentes. Um leg-press da marca x pode ser fabuloso, mas o da marca y pode ser péssimo. Por isso é duro julgar se a maquina é boa ou não. Apesar de já ter usado uma maquina desses e gostado muito ainda prefiro utilizar dois bancos, anilhas na cintura etc.

Provavelmente Ronnie seja tão forte neste exercício que já não seria mais seguro fazê-lo em dois bancos e com anilhas na cintura; Talvez por isso ele prefira utilizar a máquina. Na última série deste exercício, Ronnie usa 120 kgs na máquina e faz doze repetições. Tríceps no pulley é a próxima parada.

Ronnie utiliza uma maquina um pouco diferente. Nela, os pesos ficam atrás de você. Ao invés de ficar posicionado de frente para a pilha de pesos, existe uma espécie de encosto, onde se encosta as costas. O cabo passa por uma polia acima de você. Dessa forma, se fica de costas para a pilha de pesos. Três séries entre 15 e 10 repetições são feitas e o treino de tríceps acaba. Como o próprio Ronnie disse: "That´s All Folks!" - É isso aí Pessoal.

Logo após o treino de peito e tríceps, Ronnie faz exercícios de rotação de cintura, centenas de repetições, e vai embora. Poucas horas depois, Ronnie dá um pulinho na sua academia em casa para fazer panturrilhas. Ele faz panturrilha burrinho na maquina, Panturrilha no leg-press e panturrilha sentado.


É isso aí pessoal, desculpem pela demora em novas postagens, a correria não ajuda muito, mas sempre que possível vou postar matérias novas.


Forte abraço a todos(as) e ótimos treinos

Nenhum comentário: