segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Polícia Federal flagra venda ilegal de remédio na internet

Esteróides anabolizantes eram negociados em farmácias virtuais clandestinas disfarçadas de fóruns e de páginas de relacionamento

O jornal Correio Braziliense noticiou mais uma operação policial envolvendo venda ilegal de anabolizantes esteróides pela internet.

Para aqueles que se arriscam a comprar esteróides pela internet, é bom observar que foram encontrados pela polícia medicamentos falsos, o que torna ainda mais perigosa a atitude.

Leia a reportagem de Edson Luiz, publicada no jornal que circulou em 10/6/2009:

Depois de seis meses de investigação, que incluiu o monitoramento de 40 sites, a Polícia Federal conseguiu tirar do mercado, mais de 4.500 caixas de medicamentos que estavam sendo vendidos ilegalmente pela internet. Durante a Operação Virtua, desencadeada ontem no Distrito Federal e em nove estados, foram presas 11 pessoas, uma delas em Samambaia. Os remédios eram comercializados por meio de 36 sites, muitos disfarçados de fóruns de discussões ou páginas de relacionamento social.

Os sites funcionavam como uma farmácia virtual, onde os clientes faziam seus pedidos e recebiam as mercadorias via postal, e pagavam por meio de boletos bancários. Durante a operação realizada ontem, e que envolveu 144 agentes e 80 técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a PF fez 36 buscas em residências e comércios, conseguindo apreender 507 caixas de abortivos, 128 de anabolizantes, 450 caixas de medicamentos para disfunção erétil e 2.439 caixas de remédios diversos.

Riscos

Segundo o assessor de segurança institucional da Anvisa, Ricardo Sampaio, o risco para a população que utiliza os medicamentos vai desde não se submeter a um tratamento de saúde adequado até se expor ao uso de substâncias nocivas e desconhecidas. "Já detectamos produtos vendidos como naturais que continham substâncias anorexígenas, que é um medicamento controlado", afirmou Sampaio. Segundo a Polícia Federal, além dos medicamentos proibidos, havia grande quantidade de remédios falsos, o que poderia também causar grande potencial lesivo à saúde pública.

Além do Distrito Federal, onde uma pessoa foi presa em Samambaia, a PF realizou ações e detenções na Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Durante as ações, alguns fatos surpreenderam os investigadores. Em Ribeirão Preto, no interior paulista, por exemplo, policiais encontraram centenas de caixas de medicamentos em uma casa, principalmente de anabolizantes de uso humano e veterinário. Um homem foi detido, o mesmo acontecendo em Fortaleza, onde foi descoberto em uma loja um grande armazenamento de drogas para lipoaspiração, anabolizantes e estimulantes.

Durante os seis meses de investigações, conduzidas pela divisão de combate aos crimes cibernéticos, a PF conseguiu coletar uma série de evidências da venda clandestina de medicamentos. Algumas delas estavam sendo feitas por meio de Orkut, de permutas e até mesmo em classificados. Havia anúncios que ofereciam pílulas "antibarriga", suprimentos e vitaminas e até mesmo supostos genérisocs de remédios controlados ou legalizados.

O trabalho da PF começou depois de uma denúncia anônima. A partir disso, foi iniciado o monitoramento dos sites, e dos 40 investigados, apenas quatro não estavam praticando o comércio ilegal de medicamentos. Os 11 presos vão responder por crimes de contrabando e contra a Saúde Pública, cuja pena máxima pode chegar a 15 anos. Segundo a Polícia Federal, as investigações prosseguirão, apesar de a operação ter sido desencadeada ontem.

FONTE: Jornal Correio Braziliense de 10/6/2009, fl. 17.

Atenção: No Brasil, esteróides anabolizantes somente podem ser vendidos em farmácia e com a apresentação de prescrição médica. Como alertado pela reportagem, a compra ilegal pode até envolver medicamento falsificado.

FISICULTURISMO.COM.BR - Saiba tudo sobre anabolizantes, suplementos alimentares, revistas de musculação, séries, hipertrofia, perda de peso e mais!

Hormônio do Crescimento - GH

O efeito do GH sobre a diminuição da massa gorda corporal parece demorar em média 4 semanas, enquanto que os efeitos sobre o ganho de massa muscular parecem demorar mais ainda

Por Gustavo Barquilha Joel
Preparador Físico do Bauru in Line Hockey
Prof. Mestrando do Programa de Pós-Graduação
em Ciências do Movimento Humano - Instituto de
Ciências da Atividade Física e Esporte - Icafe/Unicsul

Por Luis Gustavo da Silva Rodrigues
Preparador Físico formado pela UNIP
Atleta de Fisiculturismo

Hormônio do Crescimento

Introdução


O hormônio do crescimento (GH) é um polipeptídio produzido e secretado por células especializadas localizadas na hipófise anterior, e cuja principal função é a promoção do crescimento e desenvolvimento corporal. A secreção do GH é mediada por dois fatores: hormônio de liberação do hormônio do crescimento (GHRH) e o hormônio do crescimento (Somatostatina). Os estímulos para a produção de GH são a diminuição da glicose ou dos ácidos graxos livres, aumento da arginina e jejum, IV estágio do sono, exercício físico, estresse, entre outros. A principal ação do GH sobre o crescimento pode ser considerada indireta, sendo que o hormônio do crescimento age diretamente sobre as células do fígado, aonde se liga ao seu receptor e induz uma série de eventos que acabam por resultar, entre outros, na produção do fator de crescimento semelhante à insulina IGF-1 (ou somatomedina C). IGFs são fatores de crescimento com estrutura molecular homóloga à da insulina, encontrados na forma de IGF-1 e IGF-2, sendo sintetizados pelo fígado e pela maioria das células orgânicas , em resposta à ativação promovida pelo GH ou de forma GH-independente. Os IGFs influenciam no crescimento, diferenciação e metabolismo celulares e encontram-se ligados a proteínas carreadoras denominadas IGFBPs (IGFBPs 1,2,3,4,5 e 6).

O GH pode aumentar a oxidação de ácidos graxos perante uma restrição calórica, acelera a lipólise, promove uma conservação de nitrogênio e alterações da composição corporal. Adultos com deficiência de GH podem apresentar aumento da gordura corporal e uma redução de massa magra, em relação a adultos normais, podendo ter importantes conseqüências metabólicas no metabolismo lipídico, levando a um aumento do risco de doença cardiovascular.

Atualmente existem no mercado brasileiro duas formas de se administrar o hormônio de crescimento: frascos para diluição e posterior aplicação através de seringas e canetas com a medicação em solução pronta para aplicação. No Sistema Único de Saúde (SUS), o produto atualmente adquirido deve ser aplicado através de seringas. A não utilização de canetas, pelo SUS, é atribuída ao maior custo da medicação. Estudos indicam que a administração de GH através de caneta é mais conveniente, melhor aceita pelos pacientes e resulta em menor desperdício quando comparada com o tratamento por seringa.

Administração do GH em pacientes com deficiência

Geralmente o GH é utilizado em idosos, indivíduos com HIV-positivo, idosos e jovens. O tratamento com GH para pacientes com deficiência do mesmo foi realizado inicialmente com a administração de GH obtido a partir da hipófise de cadáveres humanos. Porém esta forma de tratamento foi suspensa em 1985 por estar relacionada à ocorrência da doença de Creutzfeldt-Jakob (encefalopatia). Nesse mesmo período tornou-se disponível a somatropina humana recombinante, forma biossintética que substituiu o tratamento anterior.

É recomendado para quem têm deficiência de GH a utilização de Somatropina 0,025–0,035mg/kg/dia administrados via subcutânea à noite 6–7 vezes/semana. As apresentações comerciais disponíveis no Programa de Medicamentos Excepcionais são de 4 e 12UI por frasco ampola. A fórmula de conversão é 3UI equivalem a 1mg. Existem apresentações comerciais com volumes de diluente diferentes para a mesma dose de hormônio, o que deverá ser observado quando da prescrição e orientação ao paciente.

Riscos do uso indiscriminado do GH

A terapia com GH em doses elevadas pode acarretar, de forma dose-dependente, resistência à insulina e pode desencadear também diabetes mellitus tipo 2 em pacientes predispostos, além de Acromegalia e aparecimento de traços acromegalóides. Acromegalia pode ser definida como um crescimento desproporcional em diversas vísceras, tecidos moles, órgãos internos e alguns ossos membranosos como os das mãos, pés, nariz e mandíbula. Além disso, em alguns indivíduos o GH diminui os níveis do hormônio T3 (ativo) enquanto aumenta a Tireóide inativa T4. Quando os valores de T3 são baixos o ritmo da síntese protéica pode diminuir, o que conseqüentemente pode diminuir também o anabolismo muscular. Nesse sentido, é importante manter alto a atividade da glândula tireóide. Para evitar este efeito indesejável do GH alguns atletas usam também o CYTOMEL (triyodotironina de sódio fabricado sinteticamente que se assemelhar ao tricodide-thyronine do hormônio tiróide natural (L-T3). E também administrado com esteróides anabólicos altamente androgênicos, como Hemogenin, Halotestin, Deposteron e outros.

Aplicações práticas

Em forma liofilizada, o GH deve ser mantido constantemente a uma temperatura entre 2 - 8 graus centígrados, e, a partir do momento em que for dissolvido, devem ser consumidos no máximo em 7 dias, sob o risco de perder o seu valor biológico.

O GH é utilizado tanto para ganho de massa muscular tanto para queima de gordura, mesmo com certa “desconfiança” por parte do meio científico quanto a sua eficácia. Alguns atletas que praticam treinamentos intensos, com algum risco para suas articulações também utilizam esta droga, tendo em vista a fama que esta droga têm na sobre o tecido conjuntivo, tendões, etc.

O efeito do GH sobre a diminuição da massa gorda corporal parece demorar em média 4 semanas, enquanto que os efeitos sobre o ganho de massa muscular parecem demorar mais ainda. É comum atletas utilizarem outras drogas associadas ao GH, para maximizar o ganho de massa muscular. Mais do que isso o GH parece fazer efeito no ganho de massa muscular apenas com a associação com outras drogas. Uma droga muito associada com o GH é a insulina, como exemplo temos a insulina Humulin- R (esta é uma insulina relativamente rápida, com meia-vida de 4-6 horas).

Um aspecto que deve ser levada em consideração é o efeito que o GH exerce sobre a mobilização de gorduras, conhecida como lipólise. O GH aumenta a lipólise, então ao administrar o GH antes de uma atividade física intensa ou de longa duração o processo de lipólise estará mais acelerado ainda, tendo em vista que este processo já está acontecendo no organismo. Então não é recomendado que se utilize o GH antes de praticar uma atividade física exaustiva, pois aumentaria a acidose muscular diminuindo o rendimento além dos riscos a saúde. Cuidado quanto a isto!!!

Ciclos utilizados

A administração pode ser crescente de 5-8ui/dia durante 3 meses e meio.

Ou 2UI de GH de manha e 2 UI a noite, depois de treinar. Muitos atletas utilizam estas dosagens por meses, chegando em alguns relatos a ciclos de 1 ano sem pausas!
Já outros com doses menores, 2UI/dia mais também com longos prazos, entre 2 à 6 meses.

Normalmente alguns atletas utilizam juntamente com as doses de GH, 6 UI de Humulin- R (esta é uma insulina relativamente rápida, com meia-vida de 4-6 horas) às seis da manha e 4 UI oito horas mais tarde ou depois do treinamento.

Estes atletas se asseguram de ingerirem 60 g de carboidratos no café da manha e 40g com a segunda injeção de insulina. Eles alegam que isto parece resolver o problema de resistência a insulina e, portanto de permitir a iniciar o anabolismo. Prevendo qualquer problema a respeito da glicemia, estes atletas costumam carregar sempre algumas ampolas de glucagon (hormônio contrario a insulina) de modo que se verificam algum problema, possam manter a glicemia sobre controle antes de acontecer o pior.

Estudos recentes indicam que 3,5% dos atletas americanos usaram hormônio de crescimento em doses elevadas de 3 a 8 mg diariamente por várias semanas, meses antes de eventos esportivos internacionais. Outras informações nos levam a acreditar que atletas que usaram substâncias anabólicas (geralmente hormônios tipo masculino ou androgênicos) também usaram, concomitantemente, 10 mg intramuscular de GH diariamente, o que é uma superdose de GH.

Estudos confirmam benefícios do leite

Leite desnatado ajuda na perda de gordura por conta do cálcio e da proteína

Por Fábio Moura Veras
Preparador Físico, CREF 1970/DF
Especialista em Nutrição Esportiva, UniFOA

Novos estudos que confirmam a importância de tomar café da manhã indicam que a refeição é ainda melhor se o leite desnatado estiver incluído nela --o hábito pode ajudar muito na perda ou na manutenção de peso.

As pessoas que tomam café da manhã, especialmente cereais com leite com baixa gordura, geralmente são mais magras do que aquelas que eliminam as refeições pela manhã ou comem outras coisas.

Além disso, vários estudos apontam que, a longo prazo, é mais provável que os que tomam café da manhã tenham sucesso na manutenção de um peso saudável. Uma pesquisa americana analisou os hábitos alimentares de cerca de 3.000 adultos do Registro Nacional de Controle de Peso.

Nela, adultos acima do peso que não tomavam leite começaram a incluir três copos diários da bebida em uma dieta de baixas calorias. Após essa mudança de hábito, elas perderam mais peso e mais gordura corporal que os indivíduos que simplesmente reduziram o consumo de calorias, e não tomavam ou bebiam pouco leite.

As pesquisas sugerem que a mistura de nutrientes encontrados no leite, como o cálcio e a proteína, podem melhorar a capacidade do corpo de queimar gordura.

"Um terço das mulheres adultas de 18 a 44 anos de idade eliminam definitivamente o café da manhã ou comem apenas alguma coisa", disse o estudo. Quando não tomam café da manhã em casa e optam por comer no caminho para o trabalho, as mulheres costumam escolher sanduíches e bolos. De qualquer forma, poucas vezes esses cafés da manhã fora de casa incluem cereais, e o leite é substituído por café, suco ou refrigerantes.

Dois dos erros mais comuns quanto à dieta cometidos pelas mulheres que estão tentando perder peso consistem em eliminar o café da manhã e evitar os produtos lácteos.

Segundo a empresa, algumas mulheres não tomam café da manhã com o objetivo de reduzir calorias, mas o certo é que alguns estudos mostram que as pessoas que não fazem uma refeição pela manhã consomem mais calorias durante o dia.

Meus queridos leitores, com tanta evidência chegando espero que vocês reflitam agora sobre a importância de levarmos a sério nossas escolhas ao nos nutrirmos. Com as escolhas certas e um pouco de planejamento, comeremos melhor, nos hidrataremos corretamente e assim, essa máquina perfeita que é nosso corpo, vai trabalhar sempe a nosso favor.

Shake de Proteína de Ronnie Coleman

O gigante fisiculturista ingere nada mais nada menos que 100 gramas de proteínas num único shake

Todo mundo sabe que Ronnie Coleman é um monstro, mas nem todo mundo tem noção da quantidade colossal de proteína que ele ingere num único shake.

Segundo suas próprias palavras, são nada mais nada menos do que 100 gramas de proteína numa só tacada!

É muita proteína de uma só vez! Para se ter uma idea, a ingestão diária recomendada (IDR) para "pessoas normais" é de 50 gramas (Portaria n º 33, de 13 de janeiro de 1998, do MS).

Como dizem os programas toscos de TV, não tentem fazer isso em casa.

Fisiculturista Manuel Manchado sentenciado a 2 anos de prisão por venda ilegal de anabolizantes

Anabolizantes esteróides não são caso de polícia apenas no Brasil, em outros países também ocorrem prisões por conta das drogas anabólicas



O site MESO-Rx revelou que o fisiculturista profissional da IFBB Manuel Manchado foi sentenciado a 2 anos de prisão por venda ilegal de anabolizantes.

O comércio teria se dado por intermédio de uma empresa de suplementos alimentares espanhola chamada Steromax España SL. O grande fisiculturista era empregado dessa empresa.

Os anabolizantes eram vendidos em uma loja situada numa academia e na internet.

Como se vê, não é apenas no Brasil que anabolizantes esteróides são vendidos de maneira ilegal.

E aqui, como no exterior, as pessoas que se arriscam nessa prática têm sido processadas pela Justiça.

Fonte:

MESO-Rx: http://www.mesomorphosis.com/blog/2009/01/02/pro-bodybuilder-manuel-manchado-prison-for-steroid-trafficking/

Motivação para treinar e fazer dieta

Veja as dicas de uma das mais respeitadas atletas do fisiculturismo nacional para ficar disposto

Por Patrícia MelloAtleta profissional IFBB
Campeã Mundial


Gostaria de sentir-se Motivado(a) Todos os Dias? Sentir vontade de ir à Academia, Clube, etc, na Maior Disposição?
Saiba como Manter-se Motivado(a) na busca por um Shape Melhor, e Mais Saudável!!!

Programação de Treinamento com Amigo:
De tempos em tempos, Mude de Parceiro de Treino e ou combine com ele (a), Mudanças na Programação de Treinamento de Ambos.

Programação de Treinamento Assistida:
Caso você siga uma uma Programação de Treinamento feita por um Profissional de Educação Física, na Academia ou Clube onde você treina, solicite alteração da mesma, com base no seu objetivo, biotipo, e outros detalhes importantes, para que seja feito a alteração de forma Personalizada, afinal você é unico (a).
Em ambos os casos, a “medida” é Preventiva, afinal a úlitma coisa que você deseja é a Estabilizacão de Resultados, então, quando a rotina de treinamento com ou sem parceiro, se tornar monótona, e ou fácil demais, é o momento de mudar.

Avalie-se Sempre

O fato de você por algum motivo, não ter treinado bem, ou como gostaria, determinado Grupo Muscular, em algum dia da semana, não é razão para trocar de série, mandar o parceiro de treino passear…

Outro erro comum, é achar que a troca de série vai trazer resultados imediatos, como se fosse a salvação da lavoura, este recurso de nada adiantará se não houver dedicação, empenho e sobretudo uma análise anterior do todo que a envolve.

Você sabe o que você quer?

Por mais incrível que possa parecer, um percentual bastante considerável de pessoas que não conseguem ficar de bem com espelho e auto-estima, e ou se mostram insatisfeitas c/ os resultados obtidos (muitas vezes resultados insignificantes), mesmo fazendo atividade física seja essa qual for.

Sabem Por quê? A pessoa deseja mudar, mas não sabe direito o que quer. Uma semana a garota deseja pernas da ultima gostosona do ultimo BBB, na proxima semana, gluteos de uma “fruta”, depois abdomen de passarela.

E os caras seguem os modismos também, alguns se guiam por datas (geralmente Point’s Party, Raves, etc), e se dividem: os adeptos do Johnny Bravo’s Shape, e ou Lyoto Machida, passando por Kelly Slater, chegando em Jesus…aquele da Madonna, e quem sabe pro proximo ano um “trabalhinho mais forte” p/ um shape mais Jay Cutler ou Dexter Jackson, ou quem sabe Victor Martinez, ou Edu Correa.

É impossível atingir um Objetivo Desconhecido!

Faça algumas perguntas pra você mesmo(a). Você está fazendo atividade física? As respostas à questões feitas e respondidas por você são fundamentais.
A chave 1 para a conquista de um objetivo é ter um, não se consegue ter aquilo que não se deseja e ou não é sabido.

Não existe Nada a ser feito em prol do Aumento da sua Motivacão, frente a um objetivo desconhecido, e principalmente que não seja Seu, é como xixi, ninguém pode fazer por você, por mais solidário que seja a intenção do outro(a).

Estipule uma Meta com Data

Este Recurso, ajuda a imprimir um rimo (subconsciente), para alcancar seu objetivo e funciona como um Estímulo Diário.

Obs: Determine um objetivo plausível de êxito, a princípio dê preferência à “pequenas metas”, ou seja aquelas que podem ser conquistadas (de acordo com seu empenho) em um prazo consideravelmente curto, pois quanto mais próximo (a) o Objeto de Desejo, Maior será Empenho para tê-lo.

Este é um “Mecanismo” para Aumentar sua Motivacão, a inteção aqui é manter você focado(a).

Faça Mais que Começar:

Leve essa Meta para Outros lugares além da Academia.

Não proponho uma alienacão, e ou que você se torne um(a) Ms./Mr. Fitness ou um(a) Bitolado de Academia, desejo que este seja um Ponto de Partida para você adicionar práticas saudáveis no seu dia-a-dia, porque os objetivos que você almeja, certamente não serão resultados provenientes somente do período em que você esteja em atividade na academia, clube.

Sabe aquele tipo de situação típica, quando você vai a um restaurante, come aquela feijoada completa, porem acompanhada de coca diet?

Então, o que acha de colocar uma mensagem introspectiva (para você), no seu MSN, Orkut, Agenda, sites de relacionamento em geral, na mão, onde você quiser? Escolha e escreva oque você merece ler…agora!

Trilha Sonora pode Fazer toda Diferença

Principalmente para aqueles(as) que treinam sozinhos (as), e ou fazem exercicios aeróbios, essa é uma estratégia simples e funcional (minha tabua de salvação. I hate do it!!!).

Semanalmente troque, adicione ou delete músicas do seu Ipod ou mp3. Monte uma Seleção pensando em músicas que lhe motivem de alguma forma, e ou te faça lembrar de algo que, lhe dê prazer e te faça sentir orgulho de si mesmo(a).

***Vale Tudo - Love Songs…Nada contra também às Mela-Cueca Music, Umificador de Calcinha ou Chifres ao Alto Music, se o estilo musical escolhido por você, lhe impulsiona a dar um gás na esteira, ou fazer 10 minutos a mais, sem problemas, Manda ver!

Planejamento Minimiza Falhas

Planeje o que você vai comer durante o dia seguinte, coloque isso no papel, word, PDF, geladeira, o lugar Não importa, Não esqueça de escrever o que você NÃO vai comer também.
Esse é um formato “Inconsciente de ordem a sua Mente.

Programa de Recompensa

O adestramento não funciona somente para o meu e o seu cachorro, somos capazes de adestrar nossas ações.

Lembre-se das razões pelas quais é prudente adestrar um Rottweiler (exemplo real, meu pequeno urso).

Afinal é um cão forte, grande, e se ele não souber “quem manda”, certamente ele não poderá desfrutar o melhor da vida junto ao seu dono. Imagine uma visita chegando a sua casa, e seu pequeno caozinho faz algo comum aos caes, tais como: subir na pessoa como forma de dizer oi, marcar territorio em qualquer lugar, apaixonar-se pela perna da sua avó, latir a todo instante, afinal ele quer atenção e se expressar como você, ou simplesmente não lhe obedecer?

Sem dúvida, este pobre cão, por não ter recebido uma educação na linguagem adequada, terá que ficar isolado nos momentos mais legais junto a familia, como festa, casa de praia, brincadeiras com crianças, sem contra na frustação do dono, etc…

É mais ou menos isso que, por vezes acontece quando não se tem domínio sob nossas atitudes, em algum momento, e ou situação você vai se isolar, ou se sentir isolada(o) de alguma forma. Seguem exemplos clássicos, dos quais se você não vivenciou, provavelmente já deve ter presenciado, ou ouvido dizer de exemplo semelhante.

-(Meninas): Abdicar-se de um final de semana em um clube ou churrasco da empresa em que trabalha, ou pior na empresa onde trabalha seu marido, namorado, ou ir a praia com amigos, namorado(a), por não estar “in shape”, sem coragem de colocar o biquini que gostaria;

-Sentir-se inferiorizada ou mal, porque a namorada, amiga, acompanhante de um amigo do grupo deixa todos do grupo de boca aberta, inclusive seu namorado ou cara que você esteja afim, (com razão, a menina está um arraso);

-(Meninos): Resolve não ir com a galera, devido a circunferencia da linha abdominal, estar mais saliente do que deveria, afinal ela está centimetros à frente da linha peitoral;

-Nem tirar a camiseta, alegando um motivo ridículo, ou pior, ver sua namorada, ficante, ou aquela que você imaginava “estar no esquema”, flertando com um carinha do grupo, visivelmente mais preparado que você;

Parece bobagem, mas me diga, quem nunca, viu, ouviu ou se sentiu em situação parecida?

São exemplos claros que estamos deixando as rédeas das nossas atitudes, frouxas demais, e igual ao cão, que não foi devidamente adestrado para desfrutar o melhor da vida junto as pessoas que ele mais ama, você corre um grande risco de como um Rottweiler que, não aprendeu a sentar-se, a pedir, a latir somente quando é devido, etc, passar boa parte da vida amarrado no fundo do quintal, servindo apenas para proteger seu territorio, comendo, dormindo e vendo a vida passar a sua frente.

A princípio tudo isso pode parecer teoria barata, mas reflita e analise seu comportamento profundamente e sob vários ângulos diferentes, e acredite que você pode mudar seus (mal) habitos com a mesma facilidade que você deixou as fraudas, algumas criancas demoram mais, outras menos, mas todos nos aprendemos em prol da socialização.

Missão Cumprida - Presentei-se

Monitore-se semanalmente, a cada final de semana veja tudo o que você se dispos a fazer vs. o que você conseguiu cumprir.

Manteve-se no seu Propósito? PARABÉNS, você Merece um Prêmio.

Porém não pode ser algo qualquer, este presente tem que valorizar todo seu esforço durante toda a semana, (logo não pode ser um prato de sobremesa, tao pouco a ida a qualquer junk food, nem a restaurante bacana e comer até explodir).

Que tal uma Massagem, uma Surpresa p/ Alguém Especial?

Meninos: (algo simples como, comprar e enviar pelo correio/entregador uma calcinha comestivel, um gel, juntamente c/ convite p/ algum lugar cheio de 2as. 3as. intencões, (ou qualquer elemento que agrade ambos) só pra apimentar sua comeração).

Meninas: algo como uma lingerie mais sexy do que tem usado, ou uma Mensagem Provocante no Celular, ou ainda coloque algo que, chame a atenção dele de forma positiva é claro, (note nao troque os brincos e espere que ele note, afinal, ao menos que ele seja a exceção a regra, homens não se ligam nesses detalhes).

Ou qualquer outro “elemento” que sirva p/ você, como um “Marco”, o Início da sua Transformação, principalmente Emocional e Mental, porque estas devem ser as Pilastras que vão segurar o resto: Mudança Exterior.

Lembre-se que esta Avaliação é, feita por você e, se você não conseguir ser honesto(a) com você mesmo(a), certamente seu Problema não é Falta e ou dificuldade em manter-se Motivado(a), e sim Falta de Amor Próprio.

Se a semana foi dificil ok, na próxima você terá oportunidade de corrigir os erros cometidos, mas não Minta pra você, porque o Espelho não mentirá!

Procure variação Saudável do seu Cardápio, você não precisa comer a mesma coisa, todos os dias, em todas as refeições.

Faca um check list com todos os itens e, tente randomiza-los, dentro deste contexto, não se esqueça de estar o mais perto possível do “correto”, refeições a cada 3 horas por exemplo; Trocar oleo de cozinha por Azeite; etc.

Não se acanhe e nem seja preconceituoso(a), se preciso, lance mão de Suplementos Alimentares, não só como Coadjuvantes na Caminhada Rumo ao seu Objetivo, mas também como artíficio prático, para lhe ajudar a manter uma alimentacão saudável e longe dos Junk Foods, evitando ao máximo a privação de nutrientes por um periodo Maior que 3 horas.

Costumo dizer que, quase tudo que é novo é motivo de desconfiança ou descrença num primeiro momento, (para aqueles que ainda oferecem resistência), mas a Suplementação Alimentar é tão é útil e funcional quanto a máquina de lavar roupa, louça, ferro de passar; por acaso em dias atuais é comum, ver pessoas se negando a lavar roupa nas maquinas cada vez mais modernas so porque sua bisavo lavava no tanque, rio?

Na Minha Opinião Pessoal (não estou aqui para ditar Regras, simplesmente abordando uma possibilidade de mudança em prol da praticidade em tornar as coisas mais viaveis de serem executadas e ou seguidas, como por exemplo comer a cada 3 horas).

Os Suplementos Alimentares devem ser usados de forma Personalizada, assim como seu Programa de Treinamento, não é tudo que cabe ao seu amigo, que será a melhor opção pra você, se estiver pensando em procurar ajuda de um nutricionista: ATENÇÃO, procure um(a) Nutricionista que tenha especialiação em Nutrição Esportiva, caso contrário, corre-se o risco de ter informações que não condizem com suas reais necessidades, acredito ser praticamente impossível falar sobre algo do qual não se tem domínio e ou conhecimento aprofundado.

Na minha opinião, grande parte dos Profissionais formados em Nutrição, são contra o uso de Suplemento Alimentar pela falta de conhecimento e ou conhecimento Superficial, exceto os Profissionais que fizeram algum tipo de Especialização na area Esportiva, e estão aptos a dizer o que lhe cabe e o que não deve ser usado.
Vide regra os Suplementos de Base são:

Whey Protein: usado principalmente pós treino, para todas e ou a maioria das Modalidades Esportivas.

BCAA's e Aminoácidos em Geral: usados geralmente antes e pós treino, favorecendo uma Recuperação Mais Rápida, com isso criando um ambiente mais propicio para Aumento da Performance.

Repositores e Enérgeticos: podem ser usados, (de acordo com cada caso, objetivo e atividade fisica), antes, durante e ou depois do treino, para reposicão de eletrolíticos, aumento da Resistencia. Exemplos: maltodextrina, gel repositores (mais usados para endurance em geral como trilha, maratona etc).

Em Suma…Faca um Resumo disso tudo:

-Meta Desejada c/ Prazo Estipulado;
-Escreva Quantos dias por semana você está comprometido(a), e irá para academia, clube, etc.,
-Converse com seu Personal Trainer, Instrutor ou Parceiro de Treino sobre a Mudança da sua Programação de Treinamento,
-Anote o que você vai comer no dia seguinte,
-Faça sua seleção musical,
-Escolha e escreva qual sera sua Recompensa.
-Coloque a Data e Assine!


Esse Método pode parecer apenas Mais um Artigo com uma “receitinha”. Mas Acredite, é bem Mais do que pode parecer, este artigo descreve uma série de mecanismos por mim utilizados empiricamente, dado minha necessidade de manter-me focada na minha carreira como Atleta, afinal não são todos os dias que acordamos com saco de dizer: _Bom dia, belo dia!!!

Assim como você, muitas vezes eu tive vontade de acordar mais tarde, de não treinar, de comer aquilo que não podia, além dos problemas e obstáculos do dia-a-dia comum, que podem lhe afastar do seu Propósito.

Estes mecanismos descritos acima, fizeram parte do meu Adestramento Pessoal, e ainda fazem da minha vida, as vezes com mais ou menos intensidade, utilizando um, dois, três ou todos tópicos dependendo das minhas reais necessidades.

Porem este artigo tem meramente o intuito de relatar de forma descritiva uma “Técnica Funcional”, por mim utilizada, como ferramenta de incentivo à pessoas que estejam com dificuldade em manter-se motivado, seja para competir em qualquer modalidade esportiva, ou qualquer outro objetivo não competitivo e prol de um estilo de vida mais saudável.

***Neste ultimo tópico: “assinatura contractual”, é uma forma inconsciente (consciente) de ordenação e comprometimento, você assina um contrato com ESPELHO, ou seja a Representação Visual mais Fiel de Você mesmo(a), lembre-se…

”O Espelho Nunca Mente!!!”***