sábado, 17 de janeiro de 2009

Mitos e verdades da musculação

Frases como essas abaixo ecoam pelas academias de musculação do país. É um local onde existem pessoas de diferentes níveis sociais e intelectuais. Fala-se de tudo, desde receita de bolo até política e economia.

E também podemos ouvir dicas e conselhos de todos os tipos para se obter um resultado estético mais rápido. Segue abaixo alguns deles:

Tomar banho após um treino de hipertrofia impede o desenvolvimento dos músculos. Uma pessoa muito forte não pode nunca parar de treinar senão os músculos caem. Somente com o uso de complementos alimentares você consegue hipertrofiar. Grande parte desses conselhos são pronunciados como verdade absoluta por praticantes experientes, porém sem nenhum conhecimento científico no assunto.

Durante o treino de musculação, o nosso organismo desvia grande parte do volume sangüíneo para a região trabalhada, aumentando com isso a vascularização e oxigenação local. O tamanho e o tônus desse músculo modifica-se, dando uma falsa impressão de hipertrofia instantânea, sendo que na realidade está ocorrendo um catabolismo (ou degradação da musculatura). Esse catabolismo, ou perda de substâncias plásticas e metabólicas, só é revertido na fase de repouso e com uma alimentação correta (anabolismo). Dependendo da intensidade do estímulo, após passar minutos ou horas depois do fim do treino, o músculo volta ao seu tamanho e tônus normal. Ou seja, entre você terminar um treino e ir para casa e tomar um banho, pode ter passado tempo suficiente para isso ocorrer, dando a impressão que tomar banho após o treino interfere no desenvolvimento de seu músculo.

A verdadeira hipertrofia somente é alcançada na fase anabólica, quando são refeitas as reservas musculares que tendem a superar as quantidades anteriores. Esse anabolismo é alcançado através de um repouso correto e suficiente após o treino e uma alimentação balanceada. A maneira de se saber qual a melhor alimentação, e se há a necessidade de fazer uso de complementos alimentares (pois isso depende de vários fatores, tais como sua genética, tipo de treino, ritmo de vida, etc.), é consultar um nutricionista esportivo (que não seja gordo(a)).

E não se preocupe em ser obrigado a treinar até o fim de sua vida com medo que seus músculos caiam. Pra começar, os músculos não caem, quem cai é a gordura. Portanto, se você quiser parar de treinar após 5, 10 ou 20 anos de musculação, simplesmente faça uma alimentação adequada ao seu novo ritmo de vida. Você emagrecerá e adquirirá um corpo parecido com o anterior, só que em proporções menores.

Portanto, cuidado em acreditar em tudo que se fala pelas academias. Procure sempre um profissional formado da área para sanar suas dúvidas.

Forte abraço a todos(as) e ótimos treinos.
Landerson

Treino para hipertrofia

Pergunte a si mesmo: Eu estou tendo resultado com a minha rotina de treinamento? Por que não cresço? Meu corpo está respondendo aos meus objetivos? "NÃO"?

Então vou lhe dar uma mãozinha, neste artigo irei lhe mostrar os melhores caminhos para que seu treinamento atinja o objetivo previsto.

O seu corpo precisa de Pesos Pesados!

Os músculos respondem a sobrecarga, e o caminho mais efetivo para a sobrecarga no músculo e a estimulação do crescimento, é treinando pesado. Levando isso em consideração, eu sugiro que você use exercícios básicos, que lhe dão conforto e estabilidade para treinar com pesos pesado. Para a musculatura do Peitoral, os exercícios seriam, Supino Reto e Supino Inclinado. Para o grupamento Costas, Remada Curvada e Barras; Para as Coxas o ideal seria o Agachamento Básico e o Leg Press. Todos esse exercícios deverão ser executados com pesos pesados e sobrecarga.

Movimentos de isolamento, dão ênfase em áreas especificas do corpo , não sendo particularmente necessário nesta fase de treinamentoExercicos com cabos, Extensão de perna na cadeira, Rosca Bíceps , tem o seu valor, mas para o Maximo de recrutamento das fibras musculares, em curto espaço de tempo, use apenas os Exercícios básicos.

Treine em curto espaço de tempo!

Quando você treina em um curto espaço de tempo, por exemplo, 60 minutos, você faz com que seu organismo trabalhe de forma a ajuda-lo;

Como?

Homônimos Anabólicos, Testosterona, IGF-1, e GH, têm a sua produção estimulada em treinamentos com curtos espaços de tempo.
Maximizando este processo, Hormônios como o GH, fazem com que haja a diminuição do acumulo de gordura, aumento da acumulação de Glicogênio, e ajudam o músculo a restituir o tecido muscular, aumentando a circulação de Aminoácidos na região.

Existe realmente a necessidade de quatro a cinco series por exercícios?

Pode o seu músculo crescer com um pequeno número de séries? O Mr. Olympia Dorian Yates responde, Ele advoga que não importa a quantidade e sim a qualidade de séries executadas. Ele usa exercícios Básicos com pesos pesados e conseguiu alcançar a 6 vitórias consecutivas no Mr. Olympia, o mais prestigiado campeonato de Fisiculturismo até hoje.

Bom, vamos montar uma pequena serie para você: Primeiro vamos fazer uma pequeno aquecimento na esteira ou na bicicleta ergométrica, por 5 minutos. Isso fará com que haja um aumento da temperatura corporal, condicionando-o para o treinamento. Após terminar o aquecimento geral, vamos para o aquecimento especifico na área a ser treinada. Escolha um exercício por grupamento muscular. (Olhe no quadro de exercícios feito por mim.) Faça duas series com pesos leves de 15 a 20 repetições, aquecendo com isso o grupamento determinado. Após isso, aumente o peso e execute 10 a 12 repetições por série. Se você esta começando, descanse um minuto entre as series, se for intermediário ou avançado, descanse em torno de trinta segundos entre as series. Isso também irá aumentar a segregação Do Hormônio de Crescimento. Faça três séries neste primeiro exercício. Acabando as series destes exercícios entre no segundo exercícios básico como exemplo no caso do grupamento Peitoral, o Supino inclinado. Execute ele da mesma forma, com pesos pesados e com o mesmo tempo de descaso. Após isso, como falei anteriormente, não há necessidade de executar outro exercício, como os de Isolamento. Neste caso, o grupamento Peitoral estaria treinado, faltando a trabalhar os grupamentos que entram na no trabalho de peito, como o Ombro e o tríceps. Neste caso escolha os básicos também.
Você precisará de três a quatro dias de descanso, para que o seu corpo se recupere para outro treinamento.

Limites para o treinamento Cardiovascular!

Exercícios aeróbicos são o popular caminho para a perda de gordura.. Como o que nó queremos é aumentar o peso corporal, devemos limitar este tipo de atividade, por ela usar uma quantidade boa de calorias e nutrientes durante a execução. Precisamos destas calorias para crescer. Limite para no Máximo três seções de 30 minutos a atividade aeróbica durante a semana.

Forte abraço a todos(as) e ótimos treinos.
Landerson

Curiosidade - Bonequinhos fisiculturistas/atletas










O preço varia muito dependendo do tamanho. São importados.
Ótimos pra decoração.
Forte abraço a todos(as) e ótimos treinos
Landerson


























Série sobre suplementos - Whey Bar (Low Carb) (40g) - Probiótica

Nem sempre é possível se alimentar na hora, quando o nosso organismo precisa. Uma boa opção é sempre carregar barras de proteínas. Assim não "deixamos nosso organismo na mão".

Whey Bar Low Carb® é uma barra com 16 g de proteína por barra, elaborada por proteínas com destaque para Whey Protein associada a carboidratos, com adição de vitaminas e minerais. Contém ainda CHOCOTHERM® concentrado de cacau, com propriedades termogênicas. Em novos deliciosos sabores com cobertura de chocolate: amendoim, cookies e morango, além do tradicional sabor chocolate. É indicado para atletas que objetivam aumento e manutenção da massa muscular. Proteína do soro do leite (whey potein), chocolate em barra, frutose, proteína isolada de soja, colágeno hidrolisado, xarope de glucose, óleo de palma, concentrado de cacau, vitaminas (C, E, niacina, ácido pantotênico, B6, B2, B1, biotina, A, D3, B12 e ácido fólico), minerais (zinco, ferro, manganês, cobre, molibdênio, cromo, iodo e selênio), umectante glicerina, estabilizante maltitol e antioxidante tocoferol.

O preço da caixa contendo 24 unidades, varia entre 72 e 84 reais.

Forte abraço a todos(as) e ótimos treinos.

Landerson.


NO Expander (500g) - Arnold Nutrition

Os suplementos precursores de Óxido Nítrico (NO) possuem em sua fórmula ingredientes ativos que otimizam os resultados de crescimento e volumização muscular. O Óxido Nítrico (NO) tem a característica de aumentar a capacidade que o organismo tem de levar sangue aos músculos em atividade. Mais sangue significa mais oxigênio e nutrientes que são "bombeados" para dentro dos músculos. Isso se dá através do efeito "Perpetual Pump". N.O. Expander® da Arnold Nutrition é a próxima evolução em suplementação, tendo como objetivo o corpo e a mente para alta performance. É elaborado para fortalecer os nutrientes dos músculos, melhorando de forma expressiva os resultados de força e resistência. N.O. Expander® possui uma fórmula idealizada para que você possa atingir uma alta performance atlética, permitindo que os nutrientes sejam disponibilizados rapidamente para os músculos (Cell Volumizing Enhancers) gerando o efeito "pump" desejado do qual se espera de um suplemento precursores de Óxido Nítrico, para que você possa obter o máximo em resultados.

Benefícios e atuação de N.O. Expander®:

* Aumento do volume muscular MCV™ - Desenvolvido para empurrar de forma rápida os nutrientes para os músculos com o máximo de bombeamento possível, vascularizando totalmente os músculos. Esse efeito é atingido com o ingrediente exclusivo A-AKG™
* Aumento de Concentração e Energia - Desenvolvido para ajudar na melhora da concentração mental, energia e disposição física.
* Aumento de Eletrólitos e Hidratação - Desenvolvido para assegurar o exato balanço eletrolítico evitando fadiga e cãibras.
* Cell Volumizing Enhancers, disponibilizando rapidamente os nutrientes para os músculos
* Volume muscular
* Perpetual PUMP
* Aumenta os níveis de energia
* Resistência muscular
* Único NO no mercado na forma de pó para preparo.

Ingredientes: Maltodextrina, taurina (1000mg/250ml), glucoronolactona (625mg/250ml), cafeína (87,5mg/250ml), inositol (50mg/250ml), ácido pantotênico, vitamina B6, vitamina B2, vitamina B1, vitamina B12, aroma artificial de laranja, edulcorantes acessulfame-K e sucralose.
Sugestão de Uso: Misturar 1 medida (aproximadamente 5g) de N.O. Expander em um copo de água (250ml). Mexer bem até diluir. "NÃO CONTÉM AÇÚCARES". "NÃO CONTÉM GLÚTEN".

O preço varia entre 145 e 170 reais.

Forte abraço a todos(as) e ótimos treinos.
Landerson

Série sobre suplementos - Massa 3200 Anti-Catabolic (3kg) - Probiótica

Massa Anti-Catabolic 3200 foi elaborado a partir de pesquisas revolucionárias na área de nutrição, oferecendo o aporte de nutrientes necessário para o máximo rendimento; sua formula visa o ganho de massa. O anabolismo muscular foi sempre muito enfatizado por pesquisadores, mas atualmente a nutrição esportiva tem se preocupado também com o catabolismo muscular, processo no qual ocorre a degradação do tecido muscular para obtenção de energia.

Por isso a fórmula de Massa Anti-Catabolic 3200 é rica em proteínas de alto valor biológico (AVB), aminoácidos, carboidratos complexos, MCT, vitaminas e minerais.

Além disso fazem parte de sua composição a Whey Protein Isolate (Proteína Isolada do Soro do Leite), matéria prima desenvolvida por processo diferenciado chamado "íon-exchange" que eleva a proteína à sua mais pura concentração (95%) com menos de 1% de gordura e isenta de lactose; a proteína hidrolisada com alto teor de glutamina, importante aminoácido, que previne o catabolismo muscular; BCAA e Cromo Picolinato. Matérias primas naturais que fornecem até 3200 calorias na porção diária.Os produtos da Probiótica são fabricados com matérias primas importadas.

O preço varia entre 84 e 95 reais.

Forte abraço a todos(as) e ótimos treinos.

Série sobre suplementos - Mass Factor - 3.700kg - EAS Nutrition


Mass Factor da EAS é um hipercalórico de última geração que oferece 52g de proteínas de alta qualidade. Mass Factor possui a proteína de soro do leite (proteína de rápida absorção) que agiliza a recuperação do músculo após o treinamento intenso.
Possui também a proteína de caseinato (proteína de absorção mais lenta) para o crescimento contínuo dos músculos.
Mass Factor é o suplemento ideal e completo para quem deseja aumentar o ganho de massa e músculo.
Beneficios do Mass Factor:
* Ajuda a síntese da proteína para ganho de massa magra após o exercício.
* Sistema bifásico de liberação do soro e da caseína que alimenta os músculos para crescimento. * * Provê um fluxo saudável de carboidratos para recuperação muscular
Composição:
* Mix de Proteínas (Whey Protein Concentrado, Caseinato de Cálcio)
* Maltodextrina
* Frutose, sabor artificial, sucralose.
Suplento importado. O preço varia entre 188 e 215 reais.
Forte abraço a todos(as) e ótimos treinos.
Landerson

Série sobre suplementos - Thermogenic Liquid (480ml) - Probiótica

Esse post e os 3 seguintes são suplementos que ajudam na queima de gorduras. Resolvi postá-los agora pelas festas de fim de ano que passaram. Acredito que muitos comeram além da conta, beberam um pouco. Então calorias acumuladas, podem e DEVEM ser queimadas. Lógico, só os suplementos não fazem milagres, eles, aliados a uma alimentação correta e exercícios aéróbicos ou de longa duração/intensidade moderada irão ajudar muito.



Thermogenic Liquid é um composto líquido que possui uma exclusiva formulação de concentrados vegetais, dentre os quais se destacam a fórmula proprietária Propeptid™ , concentrado de cafeína, concentrado de laranja amarga, taurina, concentrado de chá-verde, dentre outros ingredientes que atuam em sinergia. Sua fórmulação foi desenvolvida com o objetivo de auxiliar na perda de peso, no ganho de definição muscular e queima de gorduras, sendo um importante aliado na prática de exercícios físicos e nas dietas de emagrecimento.

Thermogenic Liquid faz parte de uma nova geração de suplementos, sendo concebido dentro dos mais rígidos padrões de qualidade para que você tenha os melhores resultados. Thermogenic liquid não contém substâncias proibidas e é aprovado pela Associação Brasileira de Estudos de Combate ao Doping, sendo consumido por diversos atletas em todo mundo.

* Fórmula altamente concentrada
* Exclusiva combinação termogênica
* Ephedra Free
* Alta qualidade nutricional
* Hot Flavor

O preço varia entre 45 e 52 reais.

Forte abraço a todos(as) e ótimos treinos.

Ripped Fast (120 caps) - Universal Nutrition

Contém ingredientes que atuam de forma sinérgica
Alta qualidade nutricional
Fácil absorção

Você já reparou que existem pessoas que são muito grandes mas que apesar de terem muitos músculos são frequentemente considerados "gordos" ou "inchados" por terem um visual menos definido? Isso acontece porque a gordura subcutânea impede que os músculos sejam notados.
Os contornos musculares ficam sempre escondidos pela gordura subcutânea acumulada. Já uma pessoa mais definida é sempre referenciada como uma pessoa "forte" e "sarada", mesmo que não seja tão musculosa. O importante não é só você ter músculos, mas sim deixá-los evidentes.
Para alcançar uma definição perfeita você precisa se livrar da gordura subcutânea que esconde os contornos musculares e fazem você parecer flácido. Quanto mais profundos são os cortes entre cada fibra e quanto mais saliente cada músculo se torna, seu visual fica mais sarado e definido. A ação thermogênica significa a propriedade de transformar nutrientes em energia, principalmente as calorias provenientes da gordura corporal.

R-Fast®:
O R-Fast® é fabricado por um dos mais avançados laboratórios do mundo no campo da suplementação nutricional avançada, a Universal Nutrition. Nos EUA ele é conhecido pelo nome RIPPED FAST. Seus ingredientes atuam de forma sinérgica para a obtenção dos melhores resultados. E o melhor de tudo, sem uso de estimulantes ou substâncias proibidas, ou seja, sem prejuízos para sua saúde. O R-Fast® é produzido usando somente as melhores matérias primas e ingredientes selecionados para assegurar a pureza e a melhor absorção.

O preço varia entre 84 e 100 reais.

Forte abraço a todos(as) e ótimos treinos.
Landerson

Série sobre suplementos - Thermogenic Ripped Age (960ml) - Nutrilatina AGE

Perder gordura não é a mesma coisa do que perder peso. Muitas vezes a perda de peso leva à diminuição da massa magra, que é importante para manter o metabolismo acelerado. Então o desafio se torna atacar as gorduras localizadas, eliminando-as. Esse é o resultado desejado por quem quer ficar com o corpo definido e em forma.

* Contém ingredientes que atuam de forma sinérgica
* Alta qualidade nutricional
* Nutrientes Importados
* Ephedra-Free

Mecanismo técnico de atuação do Thermogenic Ripped - AGE®:
A atuação de fatores endócrinos e adipocitários associada ao estímulo das termogeninas, possibilita uma configuração fisiológica caracterizada pela capacidade de transformar gordura corporal em energia precursora de formação muscular.

O aumento na taxa de metabolismo basal também estabelece um comando ao organismo para que ele não permita depósitos de outras reservas de gordura. Estas características favorecem não só quem quer perder peso, mas auxiliam nos casos de falta de energia e etressse. Estudos científicos demonstram que os componentes bioativos isolados do Chá Verde são importantes fontes de estímulo metabólico. Extratos padronizados podem ser concentrados em flavonóides, cafeína e fitoativos, associados a neutralizadores de gordura, como a Quitosana, deixando o metabolismo em constante demanda de energia, evitando formação de depósitos de gordura que interferem no peso e na boa forma. (Referências: Br J Nutr. 2005 Sep;94(3):432-6)

Thermogenic Ripped - AGE®:
O Thermogenic Ripped tem uma fórmula muito potente e única. Ele é um suplemento que pode ser tomado seguramente, beneficiando as situações específicas e sendo um forte aliado para alcançar rapidamente os objetivos desejados.
Os produtos da Nutrilatina são fabricados com matérias primas importadas.

O preço varia entre 73 e 89 reais.

Forte abraço a todos(as) e ótimos treinos.
Landerson

Série sobre suplementos - Thermo Fire (120 tabs) - Arnold Nutrition

O primeiro passo para obtenção de um corpo definido com traços delineados é se livrar do excesso da gordura corporal. Para isso, é preciso estimular a aceleração metabólica e acabar de vez com o sedentarismo. A queima de gorduras se dá quando o gasto calórico é maior do que a quantidade de calorias ingeridas. Para que isso ocorra é necessário ter bastante energia e alimentar-se de forma bastante saudável.

Thermo Fire®:
Thermo Fire possui uma combinação precisa de nutrientes e uma nova tecnologia em agentes metabólicos e energéticos, combinando uma perfeita fórmula para quem quer mais energia e performance em seus treinamentos. A chave termogênica que esta fórmula contém, coopera para a aceleração da sinergia do metabolismo e o aumento do alerta mental.A suplementação com Thermo Fire aliada à prática de atividades cardiovasculares ou de resistência ajudará a aumentar os seus níveis de energia, favorecendo uma atividade mais intensa. É indicado principalmente para antes dos exercícios aeróbicos, onde a queima calórica é bastante alta.

Beneficios:

* Muito mais energia para as atividades físicas
* Avançada fórmula coopera na aceleração metabólica
* Matérias primas selecionadas
* Efeito sinérgico/positivo

O preço varia entre 120 e 140 reais (pote com 120 comprimidos). Existe também a opção do pote com 14 comprimidos, custando em torno de 19 e 25 reais.

Forte abraço a todos e ótimos treinos.
Landerson



Não deixe de participar!!!

Manifeste-se, não deixe de participar. Querem proibir nossos suplementos.
Clique no link e faça o seu manifesto!!!
Forte abraço a todos(as) e ótimos treinos.

E 2009, como vai ser?


Pois é meus amigos leitores, o título desse post faz refletir um pouco sobre o que aconteceu no ano de 2008, e acredito que imediatamente faz pensar como vocês querem que o ano de 2009 seja. Acertei?

Bem, dificuldades todos nós passamos, pra acontecer isso basta estar vivo, ninguém é livre disso.

Vivemos nesse mundo onde o individualismo se tornou praticamente uma regra de sobrevivência. (Eu faço por mim e você faz por você). Um mundo onde também prevalece a competição, seja no trabalho, por um status social, enfim, há competição pra tudo hoje, e claro, só ganha quem for o melhor.

O ano de 2009 representa MUDANÇAS. Pelo menos para esse blogger que lhes escreve agora. E desejo com toda a sinceridade que possa haver ótimas mudanças na vida de todos.

Quero que haja superação, muita força física e de vontade para que consigam alcançar seus objetivos.

Falando em objetivos, creio que alguns já devem ter retornado de suas férias. As festas acabaram, celebrações e tudo mais. Acordamos para aquela velha rotina de costume.

Então lhes pergunto: Já fizeram um planejamento sobre o que querem alcançar com seus treinos esse ano?

Sim, com algumas folhas de papel e uma caneta em punho isso se torna mais fácil. Basta pensar naquilo que não está de acordo com o que vocês querem e colocar nas metas principais.

Seu bíceps não está satisfatório pra você? Anote aí.
E o peitoral, dorsal e membros inferiores? Está tudo ok? Não? Tá esperando o que pra anotar e começar a trabalhar em cima disso?
Faça isso, um relatório de tudo o que você quer e deixe em um local vísivel, sei lá, dentro do seu quarto, no local de trabalho ou qualquer outro lugar onde constantemente você possa ver e se lembrar.

Cobre de você mesmo as melhorias que tanto quer, ninguém vai lhe dar nada nas mãos. Corra, lute e consiga. Só assim as mudanças começarão a aparecer.

Que esse ano de 2009 seja o ano das mudanças pra todos nós. Somos determinados, fortes e capazes. Nós merecemos coisas boas.

Forte abraço a todos(as) e ótimos treinos.
Landerson